Onde quer que você esteja no negócio, em algum momento, inevitavelmente, você vai querer produzir uma sessão de fotos para mostrar produtos, serviços ou anúncios.
Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas realmente não precisa ser tão complicado!
A fotografia comercial bem-sucedida e de alta qualidade, é em grande parte, a gestão de um negócio de sucesso, então, para tornar seu trabalho mais fácil, quero compartilhar as etapas que você precisa realizar com seu fotógrafo no planejamento de fotos para sua empresa ou marca.

1 - Elabore Seu Projeto
O primeiro passo deve ser criar um conceito.
Você precisa ter uma visão clara do resultado desejado e saber seus objetivos para o ensaio. Isso não só fornecerá a estrutura de que você precisa para planejar uma sessão de fotos de sucesso, mas também o ajudará a comunicar sua visão e objetivos a seus colaboradores, incluindo o fotógrafo.
Então, para ajudá-lo a trabalhar nesse processo, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Como e onde suas fotos serão usadas?
Identificar onde as fotos de sua marca aparecerão ajudará você a planejar as fotos de que precisa, fornecerá uma gama de conteúdo que seja coesa com o estilo de sua marca e garantirá que você termine com um conteúdo que se adapte às necessidades de seu projeto.
Por exemplo, não há nada pior do que perceber que o seu fotógrafo tirou muitas fotos verticais quando você precisava de fotos para banners!
É importante se perguntar qual é a intenção desta sessão de fotos para que você possa ter certeza de que suas fotos alcançam o resultado desejado. Essas fotos serão usadas para postagens de stories em mídias sociais? Elas serão usadas em imagens de banner em seu site? Eles serão usados para imagens de campanha?
Ao pensar no propósito de suas imagens e como você as usará, você ditará que tipo de fotos você precisa produzir (ou seja, corte horizontal, vertical ou quadrado? Detalhe ou foto ampla? Cenários coloridos ou brancos?), Qual o tamanho eles precisam ser e garantir que sua sessão de fotos produza as fotos certas para as suas necessidades.
2- Quais elementos de design eu preciso incluir?
Para ajudar a criar um conceito visual, é útil criar um "quadro de mood" ou página de inspiração.
É aqui que você pode se divertir no Pinterest criando “painéis secretos” ou uma pasta de imagens no Google Drive! Criar um quadro de inspiração que capture o lado estético do que estamos tentando alcançar também servirá como um estímulo para começar a ter idéias de tomadas específicas.
As coisas incluídas no projeto inspirador devem ser:
• Estilo de guarda-roupa
•Esquema de cores
•Locações
• Estilo
• Experiência de mood
• Iluminação
• Implementação da marca
•Temas
• Produtos / serviços a serem usados
Geralmente, seu quadro de inspiração deve ser composto de uma variedade de conteúdo que pode ser usado como uma referência visual para o que você está tentando alcançar com sua sessão de fotos de marca e para definir a direção criativa do projeto.
BÔNUS: Seja destemido! Eu sei que é clichê dizer "pense fora da caixa", mas em muitos casos, quanto mais "fora da caixa" for o conceito, melhor! As pessoas adoram ideias de conteúdo novas e inovadoras, então mergulhe na sua marca e nos seus produtos e veja como você pode visualizá-los de uma forma divertida!
3- Crie detalhes importantes para o seu público-alvo
Faça pesquisas no setor para ver quais tipos de fotos geralmente se tornaram populares, bem-sucedidos e bem-sucedidos. Tente quebrar os elementos de por que é bem-sucedido e replicar de sua própria forma de marca.
4- Reúna suas necessidades e equipe
Um passo óbvio, mas importante, é ver o que você precisa para realizar as fotos que você definiu em termos de finalidade e estética. Suas fotos exigirão um cabeleireiro, maquiador, um artista para criar cenários, influenciadores, etc?
Ao pensar em quem contratar, junto com os custos, você desejará encontrar pessoas que trabalhem em mercados semelhantes.
5- Escolha de figurino
Por mais bobo e superficial que pareça, você perde quando não planeja o figurino com cuidado!
Pense em paletas de cores, combinando produtos para opções de cores e como seu guarda-roupa funcionará dentro de sua locação. Por exemplo, se você está planejando uma sessão fotográfica para apresentar a liderança em uma página “SOBRE MIM”, você vai querer ter certeza de que as roupas de sua liderança são complementares às cores e ao estilo de sua marca, já que suas fotos serão usadas em seu site e em toda a sua rede social. Se sua marca é ultra sofisticada, não use algo super casual e vice-versa!
No final das contas, você precisa vestir para sua marca e seu público! Pergunte a si mesmo: o que as roupas projetarão para os espectadores?
6- Como Escolher Modelos
Ao procurar modelos, lembre-se de pensar no seu público-alvo e no que eles gostariam de ver! É muito comum as pessoas quererem se ver refletidas no conteúdo que consomem, então, se você for uma empresa de roupas femininas, pense nos tipos de modelos que seus clientes vão querer ver. Ao trabalhar com modelos, certifique-se sempre de obter uma autorização de modelo assinada. Existem muitos modelos gratuitos online, mas cuidado, somente um bom contrato redigido da maneira correta pode deixar você despreocupado.
7- Requisitos da locação
É importante reservar um tempo para pensar onde você gostaria de fotografar sua sessão. Se você tem um local em mente, pense em visitá-lo para ter certeza de que ele se encaixará no seu tema e na sua marca.
Verifique se o terreno é público e não de propriedade privada; você não quer ter problemas! Você precisa de uma licença? O uso do local custa dinheiro e você pode repassar esse custo para o fotógrafo?
5- Produção
Depois de ter decidido o conceito da fotografia, os detalhes do projeto, você deverá optar por uma empresa confiável e por um bom produtor executivo. É esse profissional que vai conectar as suas necessidades ao fotógrafo e equipe que melhor se encaixam na sua campanha.
8- Faça uma lista de fotos
Como há muitas peças em movimento em uma sessão de fotos, pode ser fácil apressar as fotos e esquecer algumas poses ou fotos significativas que você planejou, ou apenas esquecer devido à loucura do dia!
Para não perder o conteúdo de que você precisa e aliviar a pressão, crie uma lista de fotos com antecedência.
Ao entrar em uma sessão de fotos com ideias específicas para as fotos que deseja criar, você pode controlar o resultado e garantir que terá as imagens de que precisa e que cada uma incorpore a paleta de cores, estilo e personalidade de sua marca.
Tente ser o mais específico possível ao escrever ideias para cada foto e, se tiver ideias para estilos de adereços ou recortes de fotos específicos, inclua esses detalhes! Para criar uma lista de tomadas, você pode criar uma lista escrita ou planilha com as seguintes informações:
• Foto #
• Descrição da tomada
•Enquadramento
• Acessórios / estilo
•Notas
Esta é sua chance de ser realmente específico em cada foto e conversar com seu fotógrafo sobre como tudo funciona junto. Certifique-se de incluir uma variedade de fotos, ao mesmo tempo que permite ao fotógrafo algum espaço criativo.
BÔNUS: Dica de Poses
Para tornar as coisas mais fáceis para o fotógrafo e modelos, procure por poses que você gosta online e mapeie como você pode incorporar adereços e outros elementos que você planejou usando essas poses. O Pinterest está cheio de guias de poses que podem ajudá-lo a criar poses visualmente impressionantes para usar em suas sessões de fotografia!
Ao imprimir as poses ou incluí-las em suas listas de fotos, pode ser muito útil para direcionar exatamente o que você deseja durante a sessão de fotos! Alguns fotógrafos têm poses em mente e fizeram suas pesquisas, e outros realmente dependem dos modelos para desenvolver ideias.
Esteja preparado para intervir e dar sugestões se as coisas parecerem estagnadas!
9- Ter planos de backup
Muitas sessões de fotos estilizadas acontecem ao ar livre, por isso é aconselhável ter um plano de backup se o tempo estiver ruim.
Você pode adiar se chover? Você pode entrar em algum lugar? Você tem espaço de estúdio disponível em algum lugar?
Sempre certifique-se de tirar o máximo proveito de sua filmagem planejada, porque houve muito tempo, esforço e indivíduos envolvidos! Ter um plano de backup pode realmente ajudar todos os envolvidos a permanecer no espaço criativo e feliz.
O estresse prejudica a criatividade, então se você puder manter todos em um bom espaço de trabalho, você produzirá melhores resultados tendo que fazer mudanças rápidas!
10- Produção
Depois de ter decidido o conceito da fotografia e os detalhes do projeto, você deverá optar por uma empresa confiável e por um bom produtor executivo. É esse profissional que vai conectar as suas necessidades ao fotógrafo e equipe que melhor se encaixam na sua campanha.
É esse profissional que é o responsável por contratos de modelos e produção, pré e pós produção. Garantindo ao cliente a satisfação complete.
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