Em um mundo onde qualquer um pode pegar uma câmera e se chamar de fotógrafo, isso deixa você, o proprietário da empresa, em risco de cometer erros caros se contratar a pessoa errada para o trabalho.
Para ajudá-lo a evitar a perda de tempo e dinheiro com o fotógrafo errado, darei meu conselho especializado sobre como você pode contratar o melhor fotógrafo e como você pode trabalhar coletivamente em sessões de fotos de marca.

O primeiro passo é entender que um fotógrafo de casamento não é o indicado pra fotografar um ensaio comercial para sua empresa, assim como não é indicado um fotógrafo de produto fotografar a sua coleção de moda. Ao saber o que procurar e o que esperar, você não só receberá um ótimo conteúdo fotográfico, mas também desenvolverá um relacionamento significativo com um criativo que beneficiará sua empresa nos próximos anos!
Encontrar o fotógrafo certo: pontos a serem considerados
Como uma empresa, muitas vezes você precisará contratar um fotógrafo para suas necessidades, - seja seu conteúdo de mídia social, design de site ou outros materiais de marketing. Infelizmente, no mundo da fotografia, ao contrário de outras indústrias, não há regulamentações legais ou licenças necessárias para a prática dos fotógrafos.
A pior parte disso ? Não há garantia da qualidade do trabalho que produzirão, muito menos um padrão de preços! Então, como empresário, o que você precisa saber para contratar o melhor fotógrafo para as necessidades do seu negócio? A verdade é que você mesmo precisa fazer o dever de casa! Abaixo, dê uma olhada nas coisas que você precisa saber ao falar com fotógrafos em potencial:
Crie padrões de marca claros
Antes de mais nada, antes de esperar que outra pessoa retrate sua marca, você precisa primeiro criar uma compreensão clara de si mesmo. Às vezes acho que os fotógrafos são vistos como magos criativos que podem entender telepaticamente as necessidades dos clientes e acenar com as varinhas para produzir resultados perfeitos.
Esse não é o caso!
Eles precisam de orientação sua para capturar as coisas corretamente e quando você faz um esforço, eles são gratos e o processo é executado de forma muito mais suave! Para retratar sua empresa de maneira adequada, você precisará ter uma descrição clara do seguinte:
• Sua marca (paletas de cores, estilo, tipografia, significados locacionais, voz, etc)
• Perfis de compradores e suas preferências e gostos
• A experiência que você deseja que seu público-alvo tenha ao interagir com você
• O que você deseja que seu público-alvo tire dos visuais de sua marca
• Como você deseja incorporar elementos de concorrência de negócios e como você é diferente
Quando você pode delinear isso para o seu fotógrafo, você pode facilmente ver se há uma sinergia criativa entre vocês dois. Um grande sinalizador vermelho a se notar ao contratar um fotógrafo é se eles não fizerem perguntas nesse sentido, pois esta é a chave para tornar qualquer sessão fotográfica comercial bem-sucedida!
O melhor fotógrafo conhecerá os meandros da marca da sua empresa, obviamente com sua ajuda e percepções!
DICA DE BÔNUS: crie contornos de marca visuais e escritos
Ao falar com seus fotógrafos sobre sua marca, acho útil ter expectativas escritas / verbais, bem como exemplos visuais dos padrões de marca que você possui.
Por quê? Bem, sua ideia de "rústico" pode ser diferente da visão de rústico do seu fotógrafo, então ter clareza visual sobre coisas que podem ser triviais será útil. Isso pode ser simplesmente uma coleção rápida de imagens ou um painel de imagens visuais do Pinterest que eles podem entender visualmente.
Defina suas necessidades de projeto e fotografia
Como cliente, você precisa ter expectativas claras de suas necessidades fotográficas. Você precisa de imagens de banner para um site? Você quer headshots? Você quer fotos de produtos ou fotos de escritórios?
Como proprietário de uma empresa, sempre que você contratar um fotógrafo, é melhor criar uma lista geral de fotos de que você precisa. Faça uma descrição curta, mas detalhada, para descrever seu projeto. Inclua uma lista com marcadores de todos os aspectos importantes do projeto. Por exemplo, você pode querer criar uma lista como esta se estiver lançando uma nova linha de produtos para uma empresa de utensílios de cozinha:
• Os produtos são de aço inoxidável e podem ser reflexivos
• Close-up micro shots
• Fotos de fundo branco do estúdio
• Fotos de produtos de marca
• Imagens fora do centro de grande angular para o banner na página inicial do site
• Produtos capturados em fotos de marcas de estilo de vida
• Três modelos (três mulheres diferentes)
• Modelos usando produtos em espaço estilizado
• Fotos de detalhes do modelo (na mão e outras poses)
• Imagens fora do centro de grande angular para o banner na página inicial do site
• Comparando fotos de concorrentes
• Deve estar em uma cozinha limpa e moderna
• Deve usar uma paleta de cores de marca
• Algumas fotos devem ser tiradas horizontalmente para que possamos usar para exibição de banner no site
• Fotos de estilo de vida para serem usadas em contas do Instagram e Facebook
Uma lista como esta pode realmente ajudá-lo a restringir os tipos de fotos de que você precisará e permitirá que o fotógrafo tenha uma ideia melhor de suas expectativas e necessidades. Quanto mais detalhado, melhor. Dessa forma, não há discrepâncias!
Encontrar o fotógrafo certo: coisas a procurar
Agora que você fez sua lição de casa sobre o que deve saber e trazer para a mesa antes de se reunir com o fotógrafo, a próxima etapa é descobrir o que torna um bom fotógrafo. Nesta parte, compartilharei coisas que você deve procurar ao contratar um profissional, em vez de cair na armadilha de fotógrafos que irão desperdiçar seu tempo e dinheiro.
Vamos começar com algumas comparações importantes:
Amador vs. Profissional
• Amadores geralmente são muito mais baratos. Conforme mencionado acima, você recebe o que pagou.
• Amadores não tem nada a perder e podem comprometer a imagem da sua empresa.
• Os amadores não têm experiência para se adaptar rapidamente às mudanças nas situações fotográficas.
• Os amadores não têm equipamento de backup porque estão "apenas começando" e não sabem o que precisam.
• Amadores normalmente ainda usam marcas d'água em suas imagens.
• Amadores não têm recursos de publicação e clientes destacados em seus portfolios.
• Os profissionais às vezes são mais determinados em seus caminhos, pois são experientes e sabem o que fazer.
• Os profissionais têm conversas significativas para entender o cliente.
• Os profissionais fazem muitas perguntas.
• Os profissionais têm um tempo de resposta definido e procedimentos de fotografia.
Para falar mais sobre coisas que você deve procurar, vamos mergulhar em alguns detalhes:
Perguntar sobre a carreira profissional
Isso é fácil de ignorar porque, como cliente, você pode não saber muito sobre fotografia, portanto, está contratando alguém, mas não presuma que essa pessoa saiba o que está fazendo porque é um "fotógrafo".
Seja um consumidor ativo e faça perguntas para ver sua segurança, experiência e confiança em responder às seguintes perguntas:
• Como eles gerenciam as situações de iluminação interna e externa? E em situações de pouca luz?
• Em que modo eles fotografam e que qualidade de imagem eles produzem?
• Como eles conseguem capturar e definir o estilo de suas fotos?
• Quantos ensaios eles fizeram? Eles trabalharam com outras empresas, em caso afirmativo, quem?
• Como eles atendem os clientes normalmente? Eles têm clientes recorrentes?
• Como editam fotos? Eles mesmos que editam ou contratam empresas especializadas ?
Uma dica importante: escute as respostas deles, é significativo para você? Nesse caso, provavelmente conhecem o que fazem, o que é um bom sinal!
Muitos fotógrafos hoje em dia sabem o básico e encobrem sua falta de habilidade com ações do Photoshop. Certifique-se de contratar alguém que realmente entenda o processo de fotografia.
Veja como eles são engenhosos e inteligentes para os negócios
A melhor fotografia comercial leva tempo. Um fotógrafo de qualidade está disposto a dedicar o tempo necessário para garantir os melhores resultados para o seu negócio. Isso inclui fazer as perguntas certas sobre sua empresa, sua marca, o uso das fotos e os resultados que você espera obter com elas.
Além de entender seu negócio por dentro e por fora, eles devem dedicar tempo aos aspectos técnicos do projeto. Eles devem mostrar disposição para investir tempo e recursos na preparação de uma sessão de fotos orientada para os detalhes.
Evite a decepção deles encontrando alguém tão comprometido com sua marca quanto você!
Pesquise sobre seu fotógrafo
O feedback dos clientes é positivo? Como o fotógrafo responde? Como eles interagem com seus seguidores no Instagram, eles parecem receptivos e pessoais?
Analise cuidadosamente os sites e blogs de fotógrafos em potencial para verificar as fotos de outros projetos que eles fizeram, o que lhe dará uma ideia de seu estilo. O design do site também pode conter pistas sobre a personalidade e sensibilidade do fotógrafo. O conteúdo deles está atualizado ou parece que foi mal feito no Blogger na década de 2000?
O estilo deles corresponde aos seus padrões de marca e ao que você está procurando? Se não, eles podem não ser o melhor para suas necessidades, então vá em frente para encontrar outros que retratem o estilo fotográfico que você deseja!
Verificação de portfólio, cavar fundo
Além de ver como seus fotógrafos se retratam online, você deve se aprofundar em seus trabalhos, pois é para isso que você os está pagando!
Não deixe de conferir as primeiras sessões de fotos que eles listam em seus sites e plataformas sociais. Não tenha medo de realmente cavar fundo e ter uma noção de como eles fazem as coisas!
Compreensivelmente, os fotógrafos se esforçam primeiro para prender as pessoas. Mas, se você olhar um pouco mais atentamente e perceber que a qualidade e a consistência das fotos são ruins ou que as melhores vêm apenas de alguns clientes, você pode querer descobrir um fotógrafo com mais experiência.
Contratar alguém com um portfólio diversificado, consistente e de alta qualidade provavelmente será uma escolha melhor do que alguém que não possui essas características.
Como são suas consultas?
Os melhores fotógrafos comerciais são muito parecidos com diretores de arte freelance. Existe uma grande diferença entre um verdadeiro artista e alguém que é apenas um fotógrafo.
Evite os tipos “apenas fotógrafo”.
Um fotógrafo com direção de arte é aquele que se especializa em compreender marcas e tudo que envolve a publicidade, incluindo a geração de novas ideias, criação de designs e mensagens de marca, gerenciamento de projetos, etc.
Se você contratar alguém que não é um verdadeiro artista, pode ser muito estressante encontrar maneiras criativas de retratar sua marca, o que você está procurando evitar contratando um fotógrafo.
Você não quer alguém que apareça e queira ser instruído. Ter alguém que pode pensar em maneiras criativas de expressar e retratar sua marca além de seus sonhos é o fotógrafo que você vai querer contratar. Eles são aqueles que realmente levam a sua marca a sério e mergulham na arte de anunciar sua marca da melhor maneira!
Certifique-se de que sua malha de personalidades
Não subestime a importância de gostar e se relacionar com seu fotógrafo!
Assim como qualquer parceria de negócios, ser capaz de se conectar, interagir e compreender uns aos outros em direção a um objetivo comum será a chave para o seu sucesso. Se as sessões de fotos derem certo, seu fotógrafo pode ter uma relação criativa contínua para manter por anos, então, se sua personalidade não se encaixar bem, você pode não ter benefícios a longo prazo.
Eles oferecem consulta de maquiagem, cabelo e guarda-roupa?
A maioria dos fotógrafos recomendam um maquiador, cabeleireiro e / ou estilista de guarda-roupa. Se eles não tiverem recomendações, provavelmente não estão no setor há algum tempo, o que é um ponto negativo.
Bons fotógrafos estão bem conectados com a comunidade criativa e serão úteis se você precisar de suas recomendações.
Obtenha os detalhes de pós-produção
Como é seu processo de pós-produção?
Eles têm um processo sólido e têm tempo de resposta? Eles falam com você sobre a edição de filtros e que tipo de estilização usarão nas fotos?
Aqui está uma lista de perguntas sobre fotos que você deve fazer para entender o que esperar após a foto:
• Quantas fotos você vai editar? Você tem direitos sobre os arquivos RAW?
• Em que resolução as fotos serão devolvidas?
• Quais são os direitos da foto?
• Quanto tempo leva para editar e receber as fotos de volta?
• As imagens terão alta resolução?
• Quanto retocam as imagens? (que pode variar de um simples equilíbrio de branco a retoques de beleza e efeitos artísticos estilizados)
Se eles não tiverem um processo sólido para editar fotos e puderem comunicar o que esperar, você pode considerar outro fotógrafo.
Eles fazem backup das fotos?
Não há desculpa para isso e um profissional sempre faz backup das fotos em 2 lugares, um fora do local.
Como cliente, você nunca vai querer ouvir que um fotógrafo não tem um equipamento de backup, muito menos um processo para proteger a pós-produção de suas fotos.
Muitas vezes ouço histórias de terror de pessoas que montaram produções e o equipamento de seu fotógrafo falhou e eles não tinham um backup. Também ouvi histórias de terror de pessoas que perderam suas fotos na pós-produção porque seu fotógrafo não fez backup de fotos em outros locais.
Não seja outra história de terror!
Saiba que suas fotos podem desaparecer facilmente devido a danos por água, disco rígido queimado ou outros problemas técnicos, portanto, certifique-se de que seu fotógrafo tenha um plano de jogo para proteger suas imagens.
Se eles não tiverem um processo para proteger suas imagens, você pode passar para outra pessoa.
Eles têm olho para os detalhes?
Muitas vezes, esse é um grande fator para eliminar os profissionais dos "fulanos".
Um bom fotógrafo deve ter um olho muito apurado para os detalhes para garantir que todos os elementos dentro da foto - a iluminação, a composição, o assunto, o cabelo / maquiagem e tudo o mais - trabalhem juntos harmoniosamente para transmitir a visão ou mensagem certa para um marca,
Muitas vezes, vejo fotógrafos que deixam a desordem do fundo, cabelos desgrenhados e outros detalhes irem durante uma sessão de fotos e isso pode realmente prejudicar a qualidade.
Seu fotógrafo deve estar atento e ser seus “olhos” para o que funciona melhor. Se você tiver que apontar problemas durante uma sessão de fotos, eles podem não ser a melhor escolha.
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